sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Fé na tempestade...


Quero compartilhar um texto que escrevi a um tempo atrás...

Mc 4:37-41 E se levantou grande tempestade de vento, e as ondas batiam dentro do barco, de modo que já se enchia. Ele, porém, estava na popa dormindo sobre a almofada; e despertaram-no, e lhe perguntaram: Mestre, não se te dá que pereçamos? E ele, levantando-se, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E cessou o vento, e fez-se grande bonança. Então lhes perguntou: Por que sois assim tímidos? Ainda não tendes fé? Encheram-se de grande temor, e diziam uns aos outros: Quem, porventura, é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?


Não é difícil imaginar esta situação: a fúria do mar jogando o barquinho de um lado para o outro, os discípulos desesperados sem saber o que fazer primeiro: se tirar à água do barco, ou se remavam para outra direção e acreditem se “acordavam o Mestre”. Jesus estava dormindo na tempestade. Será que Ele não sentiu que o barco balançava demais... Era um teste de fé para saber como os seus discípulos enfrentariam as dificuldades, saber quais seriam as suas atitudes nas adversidades: será que iriam murmurar: “eu disse para o Mestre, eu vi as nuvens, eu avisei que iria chover, afinal são anos de pesca em alto mar, eu já sou experiente”, ou talvez desistir: “é o fim, eu sabia que não ia dar certo, amigos foi bom conhecer vocês”, ou então se decepcionar: “não acredito, a gente aqui no maior aperto e o Mestre dormindo...”. O que será que passou na cabeça daqueles discípulos durante a grande tempestade? Mas o que passa em nossa cabeça quando estamos enfrentando grandes dificuldades em nossa vida: o carro quebra, contas para pagar, relacionamentos desfeitos, briga na família e uma série de ondas que nos desesperam. O que faria? Acho que ninguém repreendeu o desespero dos discípulos dizendo: “Psiu! Falem baixo, pois o Mestre está dormindo!” Todos estavam com o mesmo medo, medo e frustração de saber que nada poderiam fazer a não ser esperar o resultado: essa tempestade tem que passar senão vamos morrer... O desespero levou a um discípulo acordar a Jesus dizendo: “Mestre, não percebe que estamos morrendo!” Jesus levanta, imagino que dá aquela espreguiçada, com toda sua calma diz para a tempestade: “Cala-te, aquieta-te” e tudo cessou. E mais dá uma leve bronca em seus discípulos dizendo: “Homens de pouca fé, porque sois tímidos?” Imagino os discípulos com os olhos arregalados, questionando entre si: “Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?” Talvez nem tivessem imaginado que Ele tinha autoridade para fazer cessar a tempestade, com certeza eles estavam tentando sobreviver à dificuldade utilizando meios naturais, acordaram o Mestre para que Ele os ajudasse. Temos opções nas dificuldades quando não temos o controle das mesmas: esperar até que a tempestade cesse ou chamar o Mestre. Nestas circunstâncias questionamos Deus: “Hei, não está vendo que eu estou sofrendo, está difícil aqui será que não se importa mais comigo”. Agimos assim porque simplesmente não vemos o seu agir, pensamos que está dormindo, pois tarda em responder em nossas dificuldades. Saiba que o nosso Mestre tem o controle sobre tudo, sobre os ventos e o mar, seja qual for a sua dificuldade, confiar Nele é a melhor opção. E a chuva que não passa... sabe de uma coisa, precisamos ter fé para agir de forma sobrenatural nas diversidades... ser ousado a ponto de pegar a sua almofada e dizer: “Sabe, se o meu Mestre tem o controle sobre tudo, sabia que iria chover, está comigo aqui e esta dormindo, eu também vou cochilar com Ele: em sua paz descanso seguro e sei que vou sair desta... afinal é tão bom dormir com uma chuvinha...”. Descanse, Ele sabe tudo o que tem passado neste barco e também sabe da sua incapacidade de resolver esta situação. Ele está no barco e estar com Ele é a nossa segurança, independente da situação que estamos vivendo. Tente agir diferente e vai se surpreender com o sobrenatural de Deus! Tenha Fé, aí vem a grande bonança... BJUS Andréia


"Enquanto eu descanso em Deus
Ele me dá;
tudo o que eu preciso é descansar
Confiar, entregar,
todo o meu cuidado a Deus
Repousar, colocar
minha esperança em Deus"

Nenhum comentário: