segunda-feira, 14 de abril de 2008

O que falar sobre o coração...

Jeremias 17:9-10
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.


O que dizer sobre o coração? Fonte das nossas emoções, sentimentos e vontades... Dentro dele ha. coisas que nos motivam, nos impulsionam a viver, a querer e buscar o que desejamos; esse nosso coração muitas vezes nos prende, ficamos embaraçados por sentimentos, perdidos nas emoções... Coração enganoso diz a palavra, perverso, corrupto... Só quem o conhece é o próprio Deus, aquele que sonda e conhece todas as intenções de nosso coração. Será que podemos controlar esse nosso coração? Será que podemos o conhecer? Será que somos guiados por ele em nossas atitudes? Deus é o dono do nosso coração? O que há dentro do nosso coração?
A Palavra diz que a boca fala do que o coração esta cheio e neste texto falava de homens cheios de hipocrisia, também diz que onde esta o teu coração ali esta o teu tesouro e este texto adverte sobre o amor a riquezas, diz que pecamos em nosso coração, ele se volta à idolatria, soberba, dureza de coração... muitas outras coisas. Mas a palavra também diz que nosso coração pode ser uma boa terra, onde a semente da palavra de Deus é plantada e isso gera muitos frutos.
Escondi tua palavra em meu coração para não pecar contra ti Deus! O coração também deve ser puro para ver a Deus, para entrar no teu santuário, para estar bem perto dele com corações purificados da má consciência. Deus não resiste ao coração quebrantado e contrito, dependente de Deus. Não é a toa que Ele acha a Davi, homem segundo o Seu coração, que cumpre a Sua vontade. Existe o coração que agrada a Deus, onde suas emoções, sentimentos e vontades são totalmente ligadas a Deus e a sua palavra, coração que é cheio de alegria e da paz que excede todo entendimento. Ai coração, coração de Deus... imagino que é cheio de toda a sua essência: amor, bondade, justiça, fidelidade, misericórdia, santidade... Um novo coração dado por Deus capaz de conhecê-lo, coração não dividido, coração de carne e não de pedra que cumpre os mandamentos, coração puro criado por Deus!
Devemos guardar nosso coração de todo engano, deixar realmente que ele seja uma oferta a Deus, sacrifício de louvor todos os dias. Deus não quer somente uma parte, a palavra que se refere ao coração pede toda a exclusividade: confiar de todo coração, buscar a Deus de todo o coração e amar a Deus de todo o coração, alma e entendimento! Não deixe que as suas emoções te guiem, pois elas muitas vezes de levam a caminhos dolorosos, não deixe que seus sentimentos te prendam pois Deus quer o seu coração livre para amá-Lo acima de todas as coisas, não deixe que as suas vontades o dominem antes se submeta a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Deixe que todas as decisões da sua vida sejam guiadas por Deus e todas as intenções do seu coração sejam adorar, amar, buscar, confiar e viver para seu verdadeiro dono! Nosso maravilhoso Deus!


Que meu coração aprenda isso todos os dias!!!



"Meu coração será sempre Teu
Quero viver só pra Te amar
e desfrutar do Teu amor
me envolver em Teus braços
Sentir Teu calor"

Um comentário:

Anônimo disse...

Uí...
Coração...
Emoções...
...
Cruel...
Tudo de bom...
...
Queremos deixar tudo nas mãos de Deus ao mesmo tempo que tomamos as atitudes...
Temos que cuidar muito desse diamante não precioso que Deus nos deu e não deixar ele em qualquer lugar ou com qualquer pessoa, né!?
Que o seu coração esteja sempre transbordando do amor do Pai!!!
Beijos Beijos